Convite

Companheiras e Companheiros de Assentamentos, Acampamentos, Movimentos Populares, Associações e Sindicatos.

A Reforma Agrária foi para os protagonistas das Ligas Camponesas, inclusive as de Sapé e da Paraíba, a grande bandeira de lutas memoráveis.

ELIZABETH TEIXEIRA, ícone vivo das Ligas e das lutas camponesas, costuma lembrar que, mais de cinquenta anos após o martírio de João Pedro Teixeira, Nego Fuba, Pedro Fazendeiro e outros, a Reforma Agrária ainda não se fez, neste País.

Eis por que a luta tem que seguir! E eis por que o MEMORIAL DAS LIGAS E DAS LUTAS CAMPONESAS DA PARAÍBA vem se somando aos movimentos populares e sindicais e outras forças organizadas de nossa sociedade, para seguir lutando pela Reforma Agrária! E o temos feito, não apenas cultivando a memória das Ligas, mas também buscando contribuir com as lutas de hoje, seja no processo organizativo dos camponeses e camponesas, seja no processo de formação e mobilização. Nossas atividades vêm se dando nessa direção.

Neste momento em torno do dia 13 de fevereiro em que Elizabeth Teixeira se prepara para completar, justo neste dia, seus bem vividos 90 anos de vida e de lutas, o MEMORIAL DAS LIGAS E DAS LUTAS CAMPONESAS DA PARAÍBA está promovendo, junto com várias forças organizadas da Paraíba, uma relevante comemoração especial dos 90 anos desta que, a justo título, tem sido denominada de “Mulher marcada para viver!”.

Para tanto, dirigimo-nos aos Companheiros e Companheiras para solicitar-lhes apoio em duas frentes:

Participar intensamente dos atos programados, nesses dias tendo o DIA 13 DE FEVEREIRO como o ápice dessas comemorações;

Oferecer uma contribuição financeira para ajudar a custear essa organização, que pode ser depositada na Caixa Econômica: Agência: 0922 – Caixa Econômica Federal da Paraíba – Sapé-PB, Operação: 003, Conta Corrente: 00001121-2 – Titular: ONG – Memorial das Ligas Camponesas

Na certeza de que contaremos com sua participação efetiva, desde já lhes agradecemos pela solidariedade concreta com a causa da Reforma Agrária e das lutas camponesas, na Paraíba.

PROGRAMAÇÃO: 13/02, às 14:00, em Barra de Antas – Homenagem a Elizabeth Teixeira

14/02, no Centro de Formação João Pedro Teixeira – MST – Lagoa Seca-PB, às 16:00).

 

Com nossas saudações camponesas,

Luiz Damázio de Lima

Presidente do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas

 

 

3 comentários em “Convite”

  1. Fui Lugar-Tenente de Julião nas Ligas Camponesas de Pernambuco.
    nos anos de 1961 e 1962,

    Não conheço pessoalmente a Elizabethe, mas me lembro muito bem das referência honrosas que Julião fazia dela, como mulher mãe e guerreira. Rogo que Deus lhe dê uma vida mais longa felicidade.

  2. Prezado Sr. Luíz Damásio,
    Estamos estudando a história das Ligas Camponesas e encontrei alguns materiais no site, fazendo referência a publicações.
    É possível o envio para nosso grupo, de notícias e publicações sobre as Ligas Camponesas?
    Qual o panorama de mobilizações das LC no Brasil?
    Existe alguma base rural onde efetivamente a reforma agrária aconteceu?
    Agradeço suas respostas!
    Atenciosamente,
    Antônio Militino Pedroso Júnior
    Estudante de licenciatura em Educação no Campo,
    UnB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *