Relato da Reunião de 04 de maio de 2013 do Memorial das Ligas Camponesas

Presentes 25 pessoas, entre elas Ir. Marlene e Alexsandra (CPT), Iranice (Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória), Maria José, Josiene e Alan(Barra de Antas), Genaro, Alder Júlio, João Fragoso (João Pessoa), Pádua (Jacaraú), Janicleide, Evaldo Costa (Jornalista), Luizinho (Presidente), Socorro (Tesoureira), João (estagiário do Certra).

A reunião começou com:

Informes:

– Dia 9/05 – Lançamento na Assembleia Legislativa do livro sobre João Pedro Teixeira, às 15:00.

– Genaro informou que o pessoal do Curso de Psicologia da UFPB (Thamis e Genésio) continua escutando as pessoas da Comunidade de Barra de Antas sobre seus problemas, exibindo e debatendo filmes e abordando aspectos culturais.

Jonas prossegue ensinando informática a um grupo de Barra de Antas, entretanto os alunos se queixam de não poder aprofundar-se na parte da Internet, porque o sinal desta não chega à localidade. Faz parte do projeto ensinar a manutenção das máquinas, o que seria uma maneira de preparar os alunos para desenvolver uma atividade profissional com maior habilidade técnica.

Um ponto alto desse trabalho de colaboradores está sendo a alfabetização de crianças, conduzida pelos próprios alunos de informática, orientadas por Kalyne Vieira.

– A Ir. Marlene sugere o contato com a Secretaria respectiva para conseguir que a Comunidade de Barra de Antas seja beneficiada com o programa do Governo Federal –  “Inclusão Digital”.

(João Fragoso está se comunicando com Eduardo e Socorro, para, através de suas Prefeituras se comunicarem com o Ministério da Comunicação, responsável pelo Projeto “Inclusão Digital).

Eduardo informou que uma empresa de Sapé se prontifica a instalar a Internet na comunidade, desde que tenha um número de usuários suficientes, pago, que justifiquem a instalação.

Os presentes decidiram que deveriam aguardar contato a ser feito pela Ir. Marlene.

Alexsandra comunicou que o Pronera fará a seleção para o curso de Pedagogia do Campo. As inscrições serão abertas na UFPB para quem terminou o ensino médio e seja ligado a agricultura.

Alder informou sobre a plenária do dia 1º de Maio.

Eduardo deu informações sobre a visita, com uma comissão, à Presidente da CEHAP sobre a construção de moradias em Barra de Antas. Está sendo providenciado abaixo assinado para enviar a CEHAP, como forma de pressão.

Alan: Começaram o preparo do terreno para o plantio, com a utilização de um trator para cortar a terra.

Eduardo: Através do Prefeito de Sapé será pedida audiência ao Governador, quando serão tratados os problemas de Barra de Antas.

Alan: Relatou a entrevista com o Ministro do STF – Supremo Tribunal Federal onde está em andamento do processo do terreno dos acampados de Barra de Antas. Este processo encontra-se com o Ministro Dias Toffoli, o qual informou que aguarda momento mais favorável para retorná-lo à pauta.

Iranice – Representante da CPT na Comissão Estadual da Verdade e Preservação da Memória: Coordena o grupo que trata dos desaparecidos das Ligas Camponesas.

Juliana Elizabeth Teixeira foi convidada para ficar à disposição dessa Comissão. Iranice diz que o Memorial pode colaborar com esse grupo coordenado por ela.

Avaliação dia 2/abril/2013

Ir. Marlene: Houve certa desorganização, talvez por falta de planejamento, mas muita coisa positiva como a participação da Comunidade.

Socorro: A própria Comunidade fez a representação da morte de João Pedro Teixeira.

Pádua: A encenação não foi escutada, isso tem que ser corrigido.

João Fragoso: A presença de jovens, mais numerosa do que de adultos é um sinal de esperança de que o ideário de João Pedro será continuado. Destacou também que foi a primeira vez que o evento é organizado e realizado em Barra de Antas, envolvendo sua comunidade e o Memorial.

Alexsandra: Sugere que seja planejada uma pauta para a próxima celebração de 2 de abril, que não seja repetição.

Eduardo: Todas as escolas do Município de Sapé, a partir do segundo semestre de 2013, visitarão o Memorial das Ligas Camponesas.

João Fragoso: Propõe reunião com a Associação de Barra de Antas, para discutir a criação de um centro de formação do campo, possivelmente EFA, e que a Associação seja convidada através de seu Presidente Eduardo,

Feito o contato com Eduardo, este concordou plenamente, ficando a depender da definição da data.

Presença: Esteve presente à reunião o jornalista Evaldo Costa, que trabalha em projetos de escuta de pessoas que se envolveram nas lutas do campo. O projeto chama-se “Palavra Acesa”.

Evaldo propõe-se a ajudar ao Memorial no que lhe for possível. Seu telefone é: 81.9481.3190 e e-mail: evaldocosta@gmail.com ele falou sobre a construção de espaços para o curso de informática, biblioteca e outros.

Luizinho: Propõe uma reunião para tratar exclusivamente do planejamento da futura construção dos espaços a que chamou de anexos. Ficou acertada a reunião de sábado – 1º de junho/2013 –  para tratar desse assunto.

Estágio dos jovens

Esse estágio é de alunos do CERTRA, que utiliza a Pedagogia da Alternância. Maria José, estagiária e moradora da Comunidade Barra de Antas, indagou o que o Memorial mais necessita no que se refere ao plantio e árvores, atividade esta incluída na grade do Certra, como também fazer hortas. Foram definidas as ações dos dois estagiários: Maria José e João.

 

João Fragoso, 04 de maio de 2013

 

 

 

 

Um comentário em “Relato da Reunião de 04 de maio de 2013 do Memorial das Ligas Camponesas”

  1. boa tarde a todos mais uma vez envio minha umilde menssagem a voces que fazem o memorial joa pedro teixeira eu acompanho essa luta faz tempo por isso admiro muito eu acho que voces deveria lutar principalmente pelo um acesso decente ao memorial junto ao governador que ja foi no local e o prefeito de sape pois asfaltando essa estrada tenho certesa que o memorial iria ser mais visitado pois conheço bem essa estrada e tem epoca que é quase impossivel transitar nela fica o meu umilde apelo obrigado a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *