Cabra Marcado para Morrer abrirá 3a Edição da Mostra Noite de Estreia do Cine Arte JP

Cabra Marcado para Morrer

cabra-marcado-para-morrer3Um dos filmes mais importantes do Cinema Nacional, abrirá a 3a Edição da Mostra Noite de Estreia dia 15/02 as 19 horas no Box Cinemas no Manaíra Shopping.

A Cópia a ser exibida foi restaurada recentemente por Patrícia di Filippi e Eduardo Escorel e jamais o viu nas condições perfeitas em que será exibido. A cópia é resultado de um formidável trabalho de restauração, que deixou como novo um filme feito em condições difíceis e cujo percurso acidentado o tornou ainda mais precário.

O Filme iniciado em 1964 e finalizado em 1984 traz a narrativa semidocumental sobre a vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba assassinado em 1962. A produção do filme foi interrompida em 1964, em razão do golpe militar. Dezessete anos depois, o cineasta recolheu os depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens. Parte da história das Ligas Camponesas de Galileia e de Sapé e a vida de João Pedro surgem através das palavras de sua viúva, Elizabeth Teixeira, que fala sobre sua trajetória nesses 20 anos e das dificuldades da família perseguida pela ditadura militar

Direção: Eduardo Coutinho.
1984 | color & PB | 35mm | 119 min

Fonte: CinearteJP

2 comentários em “Cabra Marcado para Morrer abrirá 3a Edição da Mostra Noite de Estreia do Cine Arte JP”

  1. Estou aposentado da Univ. Estadual de Pernambuco (UPE), onde lecionava disciplina Sociologia/antropologia da saúde. Inúmeras vezes exibi esse celebre documentário de E. Coutinho e ao mesmo tempo debatia com os alunos a problemática em apreço. Tive oportunidade de conhecer pessoalmente a Sra. Elizabth Teixeira aqui em Recife (não lembro local nem data). Outro filme que dava suporte as minhas aulas era: Eles Não Usam Bleck-Tie de J. F. Guarniere. Já estou com 74 anos ou seja vivi in loco a problemática levantada por F. Julião, etc.etc etc.
    Parabens todos vocês que no momento oportuno retomam a questão central para o desenvolvimento do nosso Brasil. Saúde, Educação e Trabalho só se resolve com o povo de barriga cheia. Um país com 8,5milhões/km2, um população de 200 milhões de hab. não justifica tanta miséria. Temos avançado em alguns setores da sociedade, todavia a mudança estrutural tem que partir do campo. Que Deus ilumine todos vocês mostrando o caminho seguro de perpetrar a grande mudança. Abrs
    J. Oliveira

  2. Olá, no dia 9 de maio de 2013, às 15h, na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, estará sendo lançado o livro JOÃO PEDRO TEIXEIRA – UM MÁRTIR DO LATIFÚNDIO. Por favor agendem a data para que os interessados em vir a João Pessoa na data aprazada possam comparecer.

    Um abraço,
    NONATO NUNES
    Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *