Livro: Por um pedaço de Chão

A Professora da UFPB – Emília Moreira – fez um trabalho exaustivo para nos informar sobre as lutas do campo no Estado da Paraíba. Publicou em dois volumes “Por um pedaço de chão”, toda a peleja do homem do campo na busca de um pedaço de terra que lhe dê, para si e sua família,  condições de uma vida digna. Todos aqueles que se interessarem por conhecer a história da conquista da terra por meio dos camponeses na Paraíba, não podem prescidir dessa excelente obra da Profra. Emília.

Temos o prazer de postar no site do Memorial das Ligas e Lutas Camponesas, permitindo o acesso também àqueles que precisam fundamentar seus trabalhos de conclusão de curso.

Por um Pedaço de Chão – Volume I
Por um Pedaço de Chão – Volume II

Livro: Memórias do Povo – João Pedro Teixeira e as Ligas Camponesas na Paraíba

Memórias do Povo é um dos mais importantes documentários das lutas do campo, nascimento das ligas, suas conquistas, seus sacrifícios. Foi organizado por um grupo de pessoas que, com paciência, escutaram mais cem camponeses, gravando seus relatos sobre as vitórias, esperanças e sobre seus heróis e líderes: Alfredo Nascimento, João Pedro Teixeira, Pedro Fazendeiro e Nêgo Fuba.

Acesse o livro em PDF aqui.